quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A importância da leitura


Para além da importância da brincadeira e do jogo, é fundamental durante a escolarização, que as crianças e jovens sejam consciencializados para o facto de que o conhecimento não se esgota nos conteúdos dos programas escolares. É importante que os indivíduos, que cumpram apenas a escolaridade obrigatória ou que prossigam os estudos, compreendam que, para além da vida escolar, terão de continuar o processo de aprendizagem. É neste processo que a leitura adquire um papel importante. Segundo Ribeiro (2005), através da leitura obtém-se informações indispensáveis, quer no cumprimento das funções profissionais e sociais, como também nas tarefas do dia-a-dia. A leitura leva o indivíduo a confrontar ideias que enriquecem o seu património cultural, ajudando a reflectir e a consolidar opiniões. O acto de ler também pode ser visto como um espaço lúdico e de evasão, abrindo as portas para o Homem dar asas à imaginação e criatividade.
De acordo com Ribeiro (2005), a aprendizagem da leitura é um dos maiores desafios que a criança tem que enfrentar na fase inicial da sua escolarização. Ganhar esse desafio, num mundo que actualmente é maioritariamente repleto de informação escrita, fará com que a criança, na sua fase mais adulta, seja um cidadão livre e autónomo nas decisões que toma e na procura das informações que precisa.
É importante incentivar as crianças e jovens para o hábito de leitura, tornando-a numa ferramenta ao serviço das mais diversas actividades. Para isso, é indispensável que o acto de ler figure entre as actividades mais corriqueiras do quotidiano da criança e daqueles que a rodeiam.
Como se poderá incentivar as crianças e jovens para o hábito da leitura? E qual o papel da Animação Sociocultural neste processo? Cembranos (1993) citado por Balsa (2006) afirma que “un paso más, es el que pretende la animación sociocultural: no solo uma cultura conciente, sino uma cultura inteligente…com capacidad para criticar y desembarazarse de aquellos aspectos de la “cultura” (…) que frenan sus posibilidades y favorecen la resignación, la anomia y el aburrimiento social.”. A animação sociocultural, para além de dinamizar, deve despertar e agitar o indivíduo e a sociedade para uma cultura inteligente e, sobretudo, de qualidade. De acordo com Quintas (1995), a animação sociocultural tem como uma das finalidades mais importantes a transformação da realidade social que implica luta, mudança, ruptura, desenvolvimento pessoal e grupal, consciencialização, tomada de decisão e melhoramento do nível de vida dos cidadãos.
Cada vez mais se verifica que a animação é utilizada como estratégia para tornar o indivíduo num leitor. Soares (2003), citado por Balsa (2006), diz que “é muito provável que não haja o gene da leitura, mas tem de haver a educação para a leitura (...)”. Tem que existir uma educação do indivíduo para o hábito de leitura e para isso é preciso que ele sinta prazer no livro. A animação da leitura faz parte da educação não formal, porque se dirige a todas as idades, não tendo como pretensão a obtenção de um reconhecimento oficial, quer seja diploma, grau académico, etc., para além de tentar promover uma politica cultural de promoção à cultura, mais concretamente da leitura, partindo do prazer através do lúdico. A animação da leitura servirá de trampolim para o grupo, isto é, um acto colectivo, social com um carácter festivo e lúdico. O animador deste projecto deve ser um entusiasta na leitura e deverá fazer um trabalho de animação sistemático, recorrendo a diversas estratégias, desde a leitura da história em voz alta, passando por actividades que abordam a área plástica, dramática, musical, escrita, corporal, etc. Com a animação da leitura, as crianças e jovens têm a oportunidade de brincar, jogar ou descobrir o livro e, a partir desse contacto, adquirir hábitos de leitura.



Bibliografia:

Balsa, M. (2006). Animação do Livro e da Leitura


Quintas, S. e Sánchez, M. (1995). Para Comprender la Animacion Sociocultural


Ribeiro, M. (2005) “Ler bem para aprender melhor” – Um Estudo Exploratório de Intervenção no âmbito da Descodificação Motora